Procurar
Close this search box.

Responsabilidade Social Corporativa

A saúde e a nutrição dos bebés estão no centro dos nossos valores. Todos os nossos esforços em matéria de investigação e desenvolvimento, estudos clínicos, investimentos, lançamento de novos produtos são, antes de mais, pensados para o benefício dos bebés.

Os nossos valores

A nossa prioridade foi sempre fornecer produtos seguros e saudáveis às famílias que confiam em nós. Ao longo dos anos, esta abordagem levou-nos a trabalhar em questões que vão para além da Qualidade, mas que fazem parte de um contexto cada vez mais global. A escolha de uma matéria-prima já não se baseia apenas em critérios técnicos. A sua origem e o seu processo de fabrico são também fundamentais.

Paralelamente, cada consumidor tem um crescente interesse pelas questões ambientais ou pelo papel da empresa e o seu impacto na sociedade. A empresa já não é apenas o fornecedor de um bem ou serviço. Tem também, através das suas atividades e decisões, um impacto no ambiente.

A nossa abordagem de RSC nasce da convergência destas duas tendências fundamentais. Por conseguinte, empreendemos a realização de um inventário das iniciativas de RSC implementadas na nossa empresa e pedimos a um organismo independente que avaliasse a qualidade e a seriedade das nossas ações em comparação com uma referência externa (norma ISO 26000 , entre outras). No final desta auditoria, a Novalac foi galardoada com uma medalha de prata pelos nossos esforços. Além disso, este ponto de referência permitiu-nos definir as ações para as etapas seguintes, sendo a abordagem da RSC a vertente lógica para uma melhoria contínua.

As nossas missões

No caso da amamentação não ser desejada ou não ser possível, todos os nossos esforços visam:

  • Fornecer aos bebés produtos seguros, saudáveis e de alta qualidade que cumprem os vários regulamentos existentes em todo o mundo.
  • Alimentá-los, mas também, através da sua alimentação, ajudá-los a ultrapassar as preocupações da vida quotidiana, mais ou menos importantes (regurgitações, trânsito intestinal , intolerâncias, alergias, etc.).
  • De facto, melhorar as suas condições de alimentação e de vida, bem como as dos seus pais!
  • Fornecer aos profissionais de saúde e aos pais informações claras sobre os nossos produtos e as suas condições de utilização, bem como aconselhamento através de pediatras e farmacêuticos, uma vez que os nossos produtos são apenas vendidos em farmácias e parafarmácias.

A nossa abordagem à RSC

A norma ISO 26000 aborda sete questões fundamentais que permitem às empresas definir o âmbito da sua responsabilidade, as áreas de ação relevantes e estabelecer as suas prioridades.

Estas questões centrais são:

  • a gestão
  • os direitos humanos
  • as relações e condições de trabalho
  • o ambiente
  • a lealdade das práticas
  • questões relacionadas com os consumidores
  • comunidades e desenvolvimento local

O nosso impacto ambiental e a forma como o minimizamos

A nossa política de Responsabilidade Social Corporativa integra os nossos compromissos de compra responsável.

Em função da sua natureza, as compras são realizadas pelo departamento responsável pelas mesmas. Por exemplo: As compras de análise são feitas pelo departamento de qualidade, as compras de serviços de transporte são feitas pelo departamento de logística, as compras de equipamentos de escritório são feitas pelo departamento administrativo, etc.

Desta forma, cada serviço aplica os compromissos da nossa política de RSC às suas próprias aquisições.

As aplicações dos nossos compromissos

A Novalac apoia numerosas fundações, com mais de 75000 fórmulas infantis doadas em 2019 para as seguintes associações: Rede Europeia de Bancos Alimentares, Associação Mamadou Sakho (Senegal), Associação Agir pour l’enfant (Haiti), Associação para o desenvolvimento das Ilhas Comores.

Com base numa colaboração bem-sucedida, a Novalac estabeleceu uma parceria formal com a Rede Francesa de Bancos Alimentares para ajudar famílias de baixos rendimentos que lutam para pagar a alimentação infantil dos seus bebés.

A Novalac está sempre empenhada na investigação médica com a 4ª edição do Prémio Internacional Novalac de Investigação Pediátrica.
A Novalac também dá destaque às artes, com o patrocínio de museus de renome como o Le Louvre e o Musée d’Orsay.
Em Portugal fazemos donativos ao Banco alimentar.

Organizações sem fins lucrativos, como a Mesa Redonda sobre Óleo de Palma Sustentável (RSPO), desenvolveram e implementaram normas de produção de Óleo de Palma Sustentável (CSPO).

Estas normas incluem critérios de proteção das florestas primárias, de respeito pelos direitos das populações locais, dos agricultores, etc. A compra de óleo de palma CSPO reflete o apoio a esta iniciativa.

Em 2016, 24% do óleo de palma utilizado nas fórmulas da Novalac era certificado pela RSPO, passando para 85% em 2019. O nosso objetivo é atingir o 100% em óleo de palma RSPO em todas as fórmulas Novalac nos próximos anos.

O objetivo da certificação do Forest Stewardship Council (FSC) é evitar o comércio de madeira extraída através da violação dos direitos dos povos indígenas, de florestas cuja conservação está ameaçada pelas atividades de exploração madeireira ou de florestas onde são plantadas árvores geneticamente modificadas.

Para as nossas fórmulas embaladas em caixas de cartão, optámos, a partir de 2016, por um novo modelo de caixa que utiliza:

  • cartão feito de madeira certificada FSC
  • uma conceção que facilite a utilização pelo consumidor


O logótipo FSC existente nas nossas embalagens reflete o facto da madeira utilizada para fabricar estas embalagens ser proveniente de florestas geridas de forma sustentável.

O GREEN IT, designada em França por “informação e comunicação ecotécnica”, foi definido como “Técnicas de informação e comunicação cuja conceção ou utilização pode reduzir os efeitos negativos das atividades humanas no ambiente.”

O nosso principal fornecedor de hardware está empenhado numa abordagem ambiental e apoiou a Agência de Proteção Ambiental dos EUA no lançamento do seu rótulo Energy Star. Desde 2012, todas as nossas estações informáticas adquiridas, receberam a certificação Energy Star.

Em 2010, a espessura das nossas caixas metálicas foi reduzida, permitindo uma redução de 4% do peso total da caixa, preservando a necessidade de ter caixas robustas, que cheguem em boas condições ao consumidor. Desta forma, são consumidas menos matérias-primas e utilizada menos energia no transporte dos nossos produtos.
Quase todas as nossas embalagens são constituídas por materiais 100% recicláveis: caixas para transporte, caixas metálicas, caixas de cartão, colheres e tampas de plástico. Além disso, em todos os mercados em que operamos, a Novalac e os seus parceiros contribuem financeiramente em cada país para os sistemas de recolha e de reciclagem dos materiais das embalagens. Por último, também informamos os utilizadores dos nossos produtos sobre as regras de triagem. Em França, por exemplo, começamos a aplicar o logótipo “triman” nas nossas caixas desde o início de 2015. CITEO: FR212169_01QIYT

Instalado desde 2011 nos nossos vários locais de trabalho, o sistema de videoconferência é uma ferramenta muito prática e frequentemente utilizada para reuniões de trabalho entre funcionários ou com os nossos parceiros, reduzindo assim as emissões poluentes relacionadas com as deslocações.